O método Pilates engloba exercícios de força muscular, flexibilidade e coordenação motora, que podem ser realizados no solo ou em aparelhos, visando o controle e a conexão entre o corpo e a mente.
Temos como objetivo, devolver e restaurar a saúde dos pacientes que passam na Colabora, seja com alguma patologia ou apenas buscando um bem estar e melhora na qualidade de vida.
Para quem nunca praticou, os exercícios de Pilates surpreendem pela suavidade, porque não têm alto impacto como outras atividades físicas.
O Método ainda garante condicionamento físico e pode ser usado para a reabilitação física ou como alternativa fitness e até mesmo o emagrecimento ou definição muscular.
A principal vantagem da prática é que ela é acessível a todas as pessoas, desde um atleta de alto rendimento até idosos com mobilidade reduzida. Crianças, gestantes e deficientes também pode praticar.
Com mais de 500 tipos de exercícios que podem ser praticados nas mais variadas intensidades – do nível básico até o superavançado, a modalidade é acessível a qualquer pessoa porque respeita as capacidades (e as necessidades) individuais, acima de tudo.
Nenhum movimento é feito de forma automática ou passiva, mas, sim, com consciência, precisão e rigor técnico.
O pilates clínico é realizado através de exercícios específicos elaborados com a finalidade de estimular a reabilitação, não causando impacto nas articulações. Esse método proporciona melhora na postura, força muscular, flexibilidade, respiração, coordenação motora e equilíbrio.
Ainda exige do profissional uma avaliação criteriosa do aluno/paciente, para que haja um objetivo e plano de tratamento. Após evolução o aluno/paciente evolui para a prática do pilates com objetivo de condicionamento.